domingo, 18 de fevereiro de 2018

“EU LI E GOSTEI” – SURDEZ E LINGUAGEM


Oi, pessoal da Libras!

Tudo bem?
O post desta semana é uma “resposta” a um comentário de uma leitora do blog. Ela perguntou sobre os livros que já li sobre surdez... eu leio livros sobre surdez e educação de surdos há 11 anos, então já perdi a conta!
Mas tem alguns livros que são fundamentais para quem está estudando Libras, porque para ser intérprete, não basta saber os sinais e a gramática, precisa conhecer a cultura que a língua traz e como a educação de surdos funciona. É um estudar constante!
O livro de hoje é este:


Surdez e Linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas de Ana Paula Santana, Editora Plexus, 2007.

A Dra. Ana Paula Santana foi minha professora na especialização de Psicopedagogia, é uma pessoa muito querida e super competente. Esse livro é meu “xodó”, está até autografado :n)
O livro trata da identidade do sujeito surdo, sobre aquisição de linguagem, maturação cerebral, o surdo bilíngue e as experiências da professora Ana enquanto fonoaudióloga de surdos. Dá uma visão bem ampliada sobre os aspectos linguísticos que envolvem o sujeito surdo.  Para vocês terem uma ideia, eu comprei este livro em 2008 e ainda o uso nas orientações de TCC e nas aulas da faculdade.

Seguem trechos do livro:
“Trata-se o bilinguismo como se esse fosse um método capaz de garantir as interações dos surdos com as duas línguas. Mas o uso da linguagem transcende as instituições. Não é algo individual, e sim social. Assim, não há garantias sobre os usos da língua, sobre a proficiência de seus interlocutores, sobre a relação de cada sujeito com essa(s) língua(s).” (p. 200).

“ O Bilinguismo não pode ser analisado com relação a um padrão ideal ou apenas em termos de proposta educacional. Ele depende de vários fatores interacionais, linguísticos, cognitivos e sociopolíticos” (p. 201).

Bem bakthiniano, não?! :n)


Bom estudo!
Abraço sinalizado,
Priscila

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